BRAIN: 2016, Lollapalooza, The Helio Sequence, Quarto Negro, Primavera Sound, Shabazz Palaces e mais.

BRAIN Productions Booking
8 min readMay 22, 2020
Julio Andrade soltando a voz no Lollapalooza 2016.

O ano de 2016 foi incrível, começou com o arrasador show da The Baggios no Lollapalooza, depois veio a turnê da banda norte-americana The Helio Sequence pelo Brasil, viagem para a Espanha com a Quarto Negro para fazer shows em Madrid e Barcelona, no Primavera Sound Festival. Depois teve o lançamento do álbum "Brutown", da The Baggios, que viria ser indicado ao Grammy em 2017 e a turnê de promoção desse álbum. Ainda teve mais um show internacional com a Balaclava Records, dessa vez com a dupla Shabazz Palaces. Tour da banda mexicana Sonido Satanás em parceria com a agência Latinoamerica 360, e ainda, shows com Autoramas, The Baggios na Sim São Paulo e Héloa no estúdio Showlivre.

Julio Andrade extravazando toda sua fúria no palco do Lollapalooza, depois de um atraso de 35 minutos, por conta da queda de energia no festival.

Em Março, ainda colhendo os frutos de sua primeira turnê internacional (a banda havia feito uma tour pelo México em Dezembro de 2015) veio o convite para a banda se apresentar no gigante Lollapalooza Brasil. A banda recebeu o convite com toda a alegria possível, como revela Julio Andrade nessa papo com o GShow: Confira entrevista da The Baggios, Pré-Lollapalooza Brasil.

O Jornalista Marcelo Costa, do site Scream & Yell, definiu bem como foi o show da The Baggios, que sofreu por conta de um problema técnico no palco que teve uma queda abrupta de energia, poucos minutos antes de começar seu show, atrasando o festival inteiro em 35 minutos:

"No sábado, a tarefa de abrir o festival era do Ego Kill Talent, às 12h, mas quem pedia atenção praticamente no mesmo momento era o The Baggios, velho conhecido do Scream & Yell. O duo sergipano viu o palco apagar assim que começou a passagem de som, mas o drama acabou revertendo-se em ponto positivo. Com 40 minutos de atraso, o duo viu o público crescer e assim que os bons riffs de Julio Andrade (guitarra e voz) e as pancadas de Gabriel Carvalho (bateria) ecoaram no Autódromo, o festival havia realmente começado. Convertido em trio, com a entrada do tecladista Rafael Ramos nas duas músicas novas apresentadas, o The Baggios continuo garantindo boa diversão rock’n’roll — mesmo pra quem não conhecia."

Esse foi o primeiro show em que a dupla Julio Andrade e Gabriel Carvalho se assumiu como Trio, com a entrada de Rafael Ramos nos Teclados/Synths.

Em Maio de 2016, realizamos um sonho que havíamos começado a planejar ainda em 2015, no Estados Unidos, que era trazer o incrível e irretocável duo pop shoegazer norte-americano The Helio Sequence, banda com a qual nós realizamos uma turnê por toda a Costa Oeste dos Estados Unidos, com a banda Quarto Negro abrindo os shows deles em Seattle, San Francisco, Los Angeles, Phoenix, San Diego e Visalia, CA. Assim que acabou essa tour com eles, já começei a planejar a vinda deles para o Brasil, depois de todo a linda recepção que eles fizeram para nós nos Estados Unidos, nos sentimos na obrigação de retribuir, mas muito mais do que isso, uma satisfação em poder realizar esses shows deles no Brasil, porque eu nunca tinha visto uma banda tão competente e profissional na minha vida antes, não da forma como eles são e nem com a integridade e qualidade absurda de seus trabalho e de suas músicas. O Brasil precisava conhecer a The Helio Sequence. Os shows seriam no Sesc Pompeia e no festival Bananada, mas também estava marcada uma apresentação acústica na Neu Club.

Sobre os shows no Brasil, o querido jornalista Lúcio Ribeiro noticiou no seu site Popload: "(…) Formado por Brandon Summers (voz e guitarra) e Benjamin Weikel (bateria e programaçõe), o Helio Sequence vem do Oregon, firmou residência em Portland, e tem seis discos lançados. (…) A dobradinha vai se repetir no Brasil, mais precisamente em São Paulo, dia 12 de maio, no SESC Pompeia. O show é armado pela Brain Productions, com o selo cool Balaclava Records assinando a produção executiva."

Ainda sobre o shows no Brasil, o Jornalista Itaici Brunetti fez uma outra outra matéria para o site Vírgula: confira matéria sobre The Helio Sequence.

Benjamin Weikel e Brandon Summers no palco do Bananada, em Goiânia. E Quarto Negro no Bananada Festival 2016.
Poster do Bananada 2016 e frames do público presente nos bastidores do Festival, apenas gente linda e importante da cena brasileira.

Na sequência da turnê do The Helio Sequence + Quarto Negro, por São Paulo e Goiânia. Nós tínhamos uma incrível viagem marcada e a Tour Espanhola da Quarto Negro, a nossa terceira tour internacional, que iria passar por Madrid e Barcelona, no incrível festival Primavera Sound, que esse ano trazia shows de PJ Harvey, Tame Impala, Air, Radiohead, Sigur Rós, Animal Collective, Beach House, the Last Shadow Puppets, Brian Wilson (performing Pet Sounds), Dinosaur Jr., Deerhunter, Ty Segall And The Muggers, Julia Holter, Savages, Car Seat Headrest, Wild Nothing, Mudhoney, Cass McCombs, Tortoise, Suede, Alex G, só para citar alguns. Era muita banda boa junta!!

"Figura na Janela" e "O Homem Invisível", duas clássicas pinturas do genial Salvador Dalí, num passeio pelo Museu Reina Sofía.
Thiago Klein dando entrevista para um site espanhol, em Madrid.
Um Café com Mahmed, Nuven e Quarto Negro… falando sobre a expectativa de tocar no Primavera Sound 2016

Antes de irmos para Barcelona, realizamos diversas gravações na capital, Madrid, com entrevistas e sessions com as bandas Quarto Negro e Mahmed e o Nuven. Todos estavam na expecativa muito grande pelos shows que iriam realizar no Primavera Sound.

Contando algum causo para o pessoal do Mahmed e o Nuven.
Gravação em Madrid com Quarto Negro e poster do show em Madrid, com participação do DJ Chilly (KEXP).
Alguns registros de nossa viagem de Madrid para Barcelona.

Os shows da banda Quarto Negro no Primavera Sound 2016 aconteceram na sexta à noite, no palco Night Pro, e no sábado ao meio-dia, no MacBa. Também tocaram nesse mesmo palco as bandas Mahmed, Nuven, Methyl Ethel (Austrália), Aldo The Band, Tunacola (Chile), entre diversas outras atracões.

Thiago Klein, do Quarto Negro, em frente ao cartaz do Palco NightPro, no Primavera Sound 2016.
Pedacinho do show do Quarto Negro no palco Primavera Pro, feita por Lucio Ribeiro (Popload)
esquerda: No camarim do MacBa antes do show do Deerhunter. direita: conversando com Lee Ranaldo no Backstage do Primavera Sound, depois do show dele.
Foto que tirei do gargarejo do show do Ty Segall And The Muggers

De volta ao Brasil, fizemos uma reunião com o produtor musical Felipe Rodarte, um dos responsáveis pelo selo Toca Discos, que estava lançando o álbum "Brutown", da The Baggios. Essa foi uma reunião que aconteceu pré-show de lançamento “Brutown”, que iria acontecer no icônico palco do Auditório Ibirapuera, poucos dias depois.

Reunião com produtor musical Felipe Rodarte, um dos responsáveis pelo selo Toca Discos
Bastidores do show da The Baggios, com os convidados especiais: Fernando Catatu e Teago Oliveira (Maglore).

No final de outubro, realizamos nosso último show da nossa parceria com a Balaclava Records, e a atração foi o duo norte-americano Shabazz Palaces. Os shows aconteceram na Choperia do Sesc Pompeia e estavam sold out, como sempre. Já estávamos ficando mau acostumados com tantos sucessos em sequência. Nossa parceria durou dois intensos anos, e somos gratos por tudo o que fizemos e realizamos juntos em tão pouco tempo. Nesse momento, meus queridos amigos Fernando Dotta e Rafael Farah já estavam voando, minha missão estava cumprida e partíamos para uma nova etapa em nossas vidas, pela BRAIN Productions Booking, estava buscando focar a trajetória em turnês internacionais para fora do Brasil, buscando cada vez mais levar artistas daqui para se apresentar em outros países, o que iria acontecer com muita força nos anos de 2017, 2018 e 2019.

Com o Shabazz Palaces, depois do show no Sesc Pompeia.

Poucos dias depois, realizamos um show da banda Autoramas, com quem estávamos realizando uma parceria de produção, foi nesse show que nós recebemos a visita ilustre do querido amigo em comum Alvarito Guiso, do Chile, que além de músico na incrível banda Perrosky, realizad inúmeras produções na capital chilena, Santiago.

Com Alvarito Guiso (Perrosky) e os Autoramas.

No final de Novembro, realizamos em parceria com a Latinoamerica 360 os shows da banda mexicana Sonido Satanás, por São Paulo e interior paulista. Eles fizeram um show espetacular na Festa Exxxbórnia, do selo Freak, em São Paulo colocando todo mundo para dançar sua cumbia infernal, esse show foi uma parceria com o produtor internacional Bono da Costa, com quem já havíamos trabalhado na turnê mexicana da The Baggios.

Sonido Satanás chegando em São Paulo e no dia da partida deles para Guadalajara, México.

Uma semana depois da tour com o Sonido Satanás, foi a vez de voltarmos a trabalhar, dessa vez durante a Sim São Paulo 2016, onde realizamos shows com a banda The Baggios e a cantora Héloa. Os shows da The Baggios aconteceram no Centro Cultural São Paulo (dentro dos showcases da Sim SP) e na festa que realizamos, intitulada Noite Sergipana. Desses shows com a The Baggios, surgiu o convite para eles se apresentarem no festival Pop Montreal, no Canadá, o que iremos contar com detalhes no próximo texto.

Trabalhando durante a SIM São Paulo 2016.
Show da The Baggios nos showcases da SIM SP e reunião com Gustavo Freak (Selo Freak) e Jonas (selo Honeybomb).

Durante a Sim São Paulo 2016, fizemos diversos contatos com produtores internacionais, principalmente com a Comitiva do Canadá, formada em parte pelos produtores Michael Bardier (Heavy Trip), Franz Schuller (Indica Records, Grimskunk), Jean Phippe Sauvé (SODEC), Daniel Seligman (Pop Montreal) e Gourmet Délice (empresário do duo Les Deuxluxes).

Almoço com a comitiva do Canadá: Michael Bardier, Franz Schuller, Jean Phippe Sauvé, Daniel Seligman e Gourmet Délice.

Depois da Sim São Paulo, realizamos algumas reuniões para tratar da carreira da cantora e compositora Héloa, uma delas com o diretor e fotógrafo André Peniche, logo depois, realizamos a gravação de show dela nos estúdios do Showlivre.com, a qual vocês podem conferir abaixo:

Héloa interpreta Super Herói
Com Héloa e André Peniche (esquerda). E com Héloa, nos estúdios da Showlivre.com

2016 foi um grande ano, mas ainda havia muito por vir, e os últimos três anos da trajetória de 10 Anos da Brain Productions Booking guardariam incríveis surpresas, com muitas turnês internacionais e viagens para Canadá, Estados Unidos, Marrocos, Chile, Argentina e ainda mais shows, turnês, e inúmeros projetos especiais. Nos próximos contaremos tudo em detalhes.

--

--

BRAIN Productions Booking

Artistic Management and Music Booking // Lunatic Revolutionary!! // I Work with Artists and Bands, Concerts, Music Tours, among other things!! // NEVER ENDS!!